Curiosidades

Publicado em julho 12th, 2017 | por Instacarro

Iniciativas brasileiras que buscam melhorar a vida nas cidades

Trânsito, correria, poluição, espaço público caótico. A gente adora as grandes cidades, mas sabemos que não faltam problemas para quem vive nelas. Então, como melhorar a experiência da população dos grandes centro urbanos? Para que haja transformação, um passo importante é o engajamento das pessoas, para que se tornem agentes ativos na construção de um lugar melhor. Foi pensando nessa postura protagonista que garimpamos cinco iniciativas brasileiras que contam com você para realizar essa mudança.

Rio Eu Amo Eu Cuido

O movimento Rio Eu Amo Eu Cuido é formado por voluntários e colaboradores apaixonados pelo Rio de Janeiro. O movimento tem como objetivo conscientizar a população carioca sobre como os pequenos gestos são capazes de transformar a cidade. Com o lema “não basta amar, tem que cuidar”, os participantes realizam intervenções urbanas para melhorar o trânsito, por exemplo, e ter uma cidade mais limpa. Eles se definem da seguinte maneira: “somos catalisadores de ideias que geram ações rápidas, irreverentes e sensibilizam a galera sobre a limpeza urbana, o comportamento no trânsito e uso do espaço público”. Conheça e participe!

Mapas Coletivos

Como o próprio nome diz, o Mapas Coletivos é de todos e para todos colaborarem. A iniciativa é uma plataforma digital, que promove um mapeamento coletivo sobre temas importantes para a cidade de São Paulo, como gastronomia, cultura e diversão, além de mostrar como chegar a esses locais. O Mapas Coletivos permite que qualquer pessoa crie os mapas, alimente outros já existentes e convide mais pessoas a participar. É uma forma de engajar o cidadão em sua relação com a cidade. Segundo os idealizadores, “é a junção de cartografia digital, compartilhamento de dados e jornalismo-cidadão”. Deixe a sua colaboração.

Minha Sampa

A Rede Minha Sampa é formada por milhares de paulistanos, de certidão e de coração, que acreditam na construção de uma São Paulo mais inclusiva, participativa e melhor de se viver. Unindo tecnologia e colaboração, o projeto visa transformar a cidade por meio do protagonismo do próprio cidadão. “Juntos, influenciamos a criação de políticas públicas e confirmamos a importância da participação das pessoas na construção da cidade que a gente quer”. Entre para a rede!

Meu Rio

Na linha do projeto Minha Sampa, o Meu Rio também é uma rede de ação por um Rio de Janeiro mais democrático, inclusivo e sustentável. Atualmente, são mais de 200 mil pessoas que recebem alertas da iniciativa para participarem das decisões políticas que definem o futuro da cidade carioca. “Somos uma comunidade de pessoas conectadas, mobilizadas e interessadas em participar ativamente das decisões que impactam a nossa cidade”. Faça parte!

Cidade Democrática

Com a ideia de transformar desejo em resultado, o Cidade Democrática é uma plataforma de inovação aberta para temas públicos, que investe na cooperação entre as pessoas. É um espaço para que o cidadão seja protagonista na divulgação e veiculação de suas propostas para a melhoria da cidade. Ou seja, dentro da plataforma você pode apontar problemas, criar soluções e contar com a colaboração coletiva para ajudar a resolver questões públicas em diferentes áreas, do meio ambiente à mobilidade. Qual é a sua proposta?

Conhece algum outro projeto que envolva a melhoria das cidades e questões como trânsito e mobilidade urbana? Deixe a sua contribuição aqui nos comentários!

Tags: , ,


Sobre o Autor

A Instacarro é uma plataforma online de venda de carros usados determinada a revolucionar a indústria automobilística do Brasil. Para quem quer vender um carro usado, a Instacarro é a melhor opção!



Voltar para cima ↑