Serviços importância do recall

Publicado em dezembro 14th, 2017 | por Instacarro

Qual a importância do recall do meu veículo?

Essa é uma pergunta que, à primeira vista, pode parecer boba mas, na verdade, é totalmente pertinente. Se tratando da segurança do nosso carro, toda e qualquer questão é pertinente e deve ser feita. A importância do recall, portanto, é enorme. Qualquer reparo que o seu veículo precisar deve ser executado o mais rápido possível.

No post abaixo, falamos sobre o que é um recall de veículos, bem como o seu funcionamento, quais os direitos do consumidor e o como ele pode afetar no valor de revenda do seu carro. Confira!

Afinal, o que é um recall?

Nos meios de comunicação, frequentemente vemos notificações de montadoras de carros chamando os proprietários de uma leva específica de um certo modelo para comparecem às concessionárias a fim de realizar algum reparo. Esse é o chamado recall de veículos, necessário para manter o nosso carro em ordem.

Conceitualmente falando, o recall é uma chamada de reparação quando algum produto da marca possui algum lote da sua fabricação com falhas. Nesses casos, o erro deve ser reparado ou, se necessário, o produto trocado sem nenhum tipo de ônus ao consumidor.

No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor possui uma lei que define que o fabricante não pode colocar no mercado nenhum tipo de produto ou serviço que ponha em risco a saúde ou mesmo a segurança dos consumidores. Os erros das montadoras na linha de produção são enquadrados como algo que pode causar risco à saúde dos consumidores.

Automóveis, portanto, são considerados objetos de consumo de alto risco, se tratando da segurança da população. Perante a isso, fica mais fácil de imaginar qual a importância do recall de automóveis. É importante ficar atento aos avisos das montadoras, visto que costuma ser recorrente a chamada de determinados veículos para reparos.

Importância do recall: como funciona e quais os seus direitos

Como dito acima, o recall de veículos é algo recorrente em terras brasileiras. Depois de entender o que significa recall, vale a pena entender como funcionam os processos do reparo e, principalmente, quais os seus direitos perante a uma situação como essa. A primeira coisa a saber, sem dúvida, é que o processo não pode conceder nenhum ônus ao consumidor.

Saber os seus direitos relacionados ao Código de Defesa do Consumidor é algo tão necessário quanto entender a importância do recall. Fique atento aos meios de comunicação. De uma forma ou outra, o comunicado das montadoras chegará ao seu conhecimento — nele, provavelmente constará as instruções para proceder com a situação.

Caso o seu carro conste na chamada do recall, é preciso entrar em contato com o fornecedor. Provavelmente, eles designaram o consumidor para comparecer em alguma sede para poder realizar o reparo. Não esqueça que, além da sua segurança estar em jogo, os veículos que não atenderem ao chamado ficam registrados na documentação.

No entanto, mesmo não atendendo ao recall em até um ano, o consumidor ainda pode comparecer à concessionária a qualquer momento — e isso é um direito dele. Muitas pessoas acabam sabendo da situação muito tempo após ela acontecer, tornando-se comum o fato de alguns proprietários comparecerem ao recall vários anos depois dele ser feito.

Por que atender ao recall?

Nesse caso, é a sua segurança que está em jogo. Uma falha de fabricação no carro pode ocasionar, no pior dos casos, acidentes fatais. Claro que, em uma situação como essa, a montadora tem a obrigação de ressarcir o consumidor. No entanto, já imaginou se algum passageiro sofre alguma consequência maior?

Um trânsito seguro é fundamental para todos, e essa segurança se dá, também, pelas nossas atitudes fora do volante. Dirigir bem e com consciência, sim, é essencial, mas cuidar do seu automóvel, também. Nesse sentido, realizar toda a manutenção de carro que for necessária é muito importante para contribuir para um trânsito mais seguro.

Não atender ao recall pode, no futuro, trazer alguns problemas indesejáveis para o consumidor. Por exemplo: você compraria um carro que necessitou de recall e o proprietário não compareceu? Então… A importância do recall também está além da segurança: ele pode refletir financeiramente em algum momento.

Portanto, atender um recall de veículos é muito importante. Não à toa, diversas propagandas nos meios de comunicação mais amplos — televisão, jornal impresso e rádio — são patrocinadas pelas montadoras que realizarem o processo. Sem fins lucrativos, o objetivo é atender a todos os consumidores e reparar os erros do passado.

O recall afeta no valor da venda do meu carro?

Após todo esse post, podemos concluir que não atender ao recall pode, sim, afetar no valor da venda do seu veículo. Afinal, um carro com problemas, com certeza, é menos atrativo do que um outro em ordem que esteja no mesmo valor. Nesse caso, é bem provável que o comprador possa pedir um desconto no valor total do veículo.

Claro que pode acontecer de o comprador não se importar em saber o histórico de reparo do carro e, simplesmente, efetuar o pagamento sem nem pensar duas vezes. No entanto, com a grande maioria, o processo de escolha de um automóvel é sempre minucioso. A importância do recall, então, será a mesma dada a frequência à revisão de veículos.

Portanto, vale muito a pena atender ao recall feito pelo fabricante. No geral, rapidamente é possível resolver o problema. E, claro, é tudo feito sem custos para o consumidor — com exceção da gasolina gasta para se locomover à concessionária. No fim, o prejuízo maior poderá ser da montadora, que, provavelmente, perdeu ainda mais a confiança dos consumidores.

Isso pode acontecer. Inclusive, agora mesmo você, talvez, queira vender o seu carro devido a uma série de recalls que a montadora fez. A importância do recall, no entanto, não o impede de querer vender o seu veículo, não é mesmo? Entre no site da Instacarro, confira os detalhes e agende uma inspeção gratuita do seu automóvel!

Venda o seu carro em 3 passos!

Avaliação Ecosport


Sobre o Autor

A Instacarro é uma plataforma online de venda de carros usados determinada a revolucionar a indústria automobilística do Brasil. Para quem quer vender um carro usado, a Instacarro é a melhor opção!



Voltar para cima ↑