Serviços envelopamento de carros

Publicado em janeiro 11th, 2018 | por Instacarro

O envelopamento de carros é uma boa ideia?

Para quem deseja mudar o visual do veículo, uma boa ideia pode ser o envelopamento de carros, que, por meio de um adesivamento, ajuda a configurar um tom mais esportivo e diferenciado no veículo do proprietário. No entanto, mudar o estilo e a aparência não é a única finalidade do envelopamento.

Além disso, a prática ajuda a proteger a pintura e a carroceria do carro, dando resistência contra riscos e raios UV, por exemplo. Confira o post abaixo para saber mais sobre o envelopamento de carros e se há dificuldade em vender um veículo adesivado!

O que a legislação diz sobre o envelopamento de carros?

Há casos em que o proprietário até gosta do seu carro, mas, mesmo assim, deseja fazer alguma mudança no seu visual, a fim de variar um pouco a aparência. Nesse caso, o envelopamento automotivo pode ser uma boa ideia, visto que dá um toque mais esportivo e, principalmente, diferente no veículo.

No entanto, é preciso ter conhecimento de algumas restrições, já que a lei impõe limites sobre a prática do envelopamento de carros. A começar pela cor do veículo: é possível alterar, no máximo, 50% da cor de um automóvel. Após isso, é considerado que o carro mudou de cor — nesse caso, será necessário mudar a sua documentação.

Para alterar o registro da cor predominante do veículo, basta ir em algum Poupatempo ou Detran e solicitar a mudança, mediante o pagamento de uma pequena taxa. Caso o documento não seja alterado e o veículo seja parado por alguma autoridade, o proprietário estará sujeito a ser multado por uma infração grave, de cinco pontos na CNH.

Desde que a cor predominante seja mantida em mais de 50% da carroceria do automóvel, a outra metade pode ser toda customizada pelo proprietário — com até mais de uma única cor diferente.

Envelopamento automotivo: devo envelopar meu carro?

O envelopamento de carros não é, de fato, uma prática tão popular entre os automóveis brasileiros. Não é exatamente raro ver um carro com adesivo preto fosco, por exemplo, nas ruas, mas, também, não é comum. Para quem não conhece, pode ser pertinente a pergunta: “devo envelopar o meu carro?”.

Normalmente, o envelopamento é relacionado à carros customizados, visto que a prática configura um visual mais esportivo ao automóvel. De fato, a maioria dos proprietários envelopa o seu veículo buscando mudar a aparência, a fim de deixá-lo com um visual mais “invocado”. No entanto, não é só para isso que a prática tem finalidade.

Nem todo mundo sabe, mas o envelopamento ajuda — e muito — a proteger a pintura original do veículo. Quando pensamos em carros envelopados, logo visualizamos, provavelmente, a imagem de um automóvel preto fosco, bastante esportivo. No entanto, existem adesivos que as pessoas acabam nem percebendo que o veículo foi adesivado.

Nesse caso, o proprietário prefere que o carro seja envelopado com a mesma cor do original, sem o aspecto fosco. Claro que o adesivo não terá o mesmo brilho de uma tinta própria para carros, mas ele é, de fato, bem parecido.

Degradações, possíveis riscos, raios UV e fezes animais são alguns exemplos para entender o quanto e do que o adesivo protege a pintura original.

Portanto, em relação ao envelopamento de carros, pensar na prática além da questão da customização pode ser interessante para fazer algum proprietário mudar de ideia quanto a adesivar ou não o seu automóvel.

Tipos de envelopamento de carro

Saiba que há diversos tipos de adesivos para envelopar carros disponíveis no mercado. Para quem, após ler metade desse post, deseja investir em um visual diferente no seu veículo e na proteção da pintura original do mesmo, pode ser interessante conhecer as formas de envelopamento de carros. Confira:

  • PVC Vinil: essa é, sem dúvidas, a forma mais comum de envelopar um carro. Feito a partir de uma película em PVC, o material garante alta resistência da carroceria do veículo em relação a detritos e riscos. Devido a altíssima variedade de cores, é considerado o ideal para quem quer alterar o visual do veículo;
  • Poliuretano: nesse caso, o envelopamento é totalmente voltado para a proteção da pintura e carroceria do carro, visto que o material é transparente — não mudando o visual, portanto. Tendo uma resistência ainda maior do que o PVC, o poliuretano é ideal para quem quer proteger o carro sem alterar o seu visual,
  • Envelopamento líquido: uma nova forma de envelopar o carro, em que a plotagem líquida é feita com uma tinta específica para esse tipo de situação. É possível corrigir riscos e bolhas relacionadas a um outro adesivamento feito no passado, bem como propiciar proteção contra mais arranhões e, também, raios solares.

É difícil vender um carro envelopado?

Muita gente acaba nem pensando no envelopamento de carros devido ao senso comum de que a prática desvaloriza o veículo em uma eventual venda. Isso aconteceria, pois, de acordo com o mercado, o adesivo preto, por exemplo, não é unanimidade entre as pessoas que gostam de carros dessa cor.

Nessa ocasião, o consumidor daria preferência a um veículo com tinta preta de fábrica ao invés do adesivado fosco.

Essa teoria, de fato, é verdade.

Para anunciar um carro adesivado, o valor, provavelmente, será mais baixo do que o normal. No entanto, há uma maneira muito simples, que parece não ser lembrada por muitas pessoas, de contornar essa situação: é possível retirar todo o envelopamento do seu carro, a fim de deixá-lo com a aparência igual a quando saiu da fábrica.

Caso o veículo seja encerado antes do envelopamento, então, fica ainda mais fácil de retirar todo o material utilizado. Provavelmente o proprietário precisará contratar um serviço especializado para isso — mesmo assim, vale muito mais a pena do que tentar vender o veículo envelopado.

No entanto, caso você esteja com pressa para vender o seu carro e receber logo o dinheiro, saiba que a Instacarro consegue, em até uma hora e meia, vendê-lo pelo melhor preço possível, baseado nos valores de mercado. Agende uma inspeção gratuita no nosso site!

Venda o seu carro em 3 passos!


Sobre o Autor

A Instacarro é uma plataforma online de venda de carros usados determinada a revolucionar a indústria automobilística do Brasil. Para quem quer vender um carro usado, a Instacarro é a melhor opção!



Voltar para cima ↑