Guia Instacarro ecosport

Publicado em agosto 30th, 2017 | por Instacarro

Por quê o Ecosport é referência entre os SUVs?

Por quê o Ecosport é referência entre os SUVs? Instacarro

Avaliação Instacarro

Mercado
Custo/manutenção
Avaliação Instacarro

Summary: O Ecosport é pioneiro na categoria dos SUVs, e também um dos principais modelos da Ford.

4.7

Estrelas


User Rating: 4.3 (1 votes)

O Ecosport foi exibido em salões de automóveis pela primeira vez em 2002, sendo finalmente lançado no ano seguinte nas versões Xl, XLS e XLT com motores 1.0 de 95 cv, 1.6 de 98 cv e 2.0 de 143 cv. A Ford revolucionaria, então, a indústria automobilística. Ninguém antes havia tido a ideia de apostar nos utilitários esportivos compactos. Transformar um hatch em um carro esportivo e maior? Foi isso que a montadora americana fez ao desenvolver o Ecosport a partir da segunda geração do Fiesta – o clássico hatch da Ford.

No ano do seu lançamento, a primeira versão fez muito sucesso no Brasil. Em 2003, foram vendidos mais de 27 mil unidades do Ecosport. Porém, nenhum outro modelo do SUV americano caiu mais nas graças dos consumidores brasileiros do que o Ecosport Freestyle, lançado em 2005, simultaneamente ao fim da linha XLS com motor 2.0. A versão ainda está presente nas vitrines das concessionárias, sendo atualizada junto com o novos modelos do Ecosport.

Após quase uma década inteira de sucesso do SUV, o ano de 2012 foi um dos principais divisores de água em sua história: o antigo Ecosport sai de produção para dar lugar à segunda geração do automóvel. Curiosamente, o ano do começo de fabricação da nova linha do SUV da Ford foi o único entre 2003 e 2014 que o Ecosport não liderou as vendas na sua categoria. Ainda assim, foi o segundo colocado, retomando a liderança no ano seguinte até o fim da sua hegemonia, em 2015.

Sendo um do SUVs com os melhores custos de manutenção, o Ecosport é um carro muito presente nas ruas, além de ser forte no mercado de novos e usados. Confira o post completo para saber mais sobre o pioneiro dos SUVs no Brasil!

O mercado do Ecosport

Já há anos sendo um dos SUVs mais vendidos do país, o Ecosport, tanto o novo quanto o modelo antigo, continua no mesmo patamar. Em rankings de venda de carros usados e seminovos da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o SUV carro-chefe da Ford compete com alguns dos melhores carros populares, só não alcançando os mais clássicos, como Gol, Uno e Palio. Ainda entre os usados, por possuir um preço totalmente acessível, faz sucesso o antigo modelo, fabricado até o lançamento da segunda geração do Ecosport em 2012.

A nova versão também consegue agradar a todos os tipos de consumidores. Com o novo Ecosport, a Ford busca reconquistar, primeiramente, o mercado norte-americano dos SUVs. Mesmo assim, se tratando de emplacamento de carros novos, o esportivo não deixa de estar, ao menos, entre os cinco primeiros colocados. Por mais que possua um preço elevado, o Ecosport é um carro muito bem quisto entre os consumidores brasileiros, sendo comum encontrá-lo nas ruas de todas as regiões das cidades.

É bem provável que não haja dificuldades em se negociar um Ecosport. Tanto para quem deseja comprar um, inclusive concessionárias e lojistas, quanto para quem o precisa vender. O processo todo acaba sendo mais fácil justamente por se tratar de um carro bem avaliado entre os consumidores. Além de haver muitos interessados em adquirir o esportivo, também estão disponíveis no mercado diversas opções das duas gerações em diferentes preços – assim como na tabela Fipe -, desde os usados mais baratos até em preços de um seminovo pouco rodado.

Custos/manutenção do Ecosport

O Ecosport pode nem sempre terminar na primeira colocação do ranking dos SUVs mais vendidos. Entretanto, se tratando dos custos, o Ford Ecosport desponta como o carro mais barato de se manter. Não só no quesito de manutenção, envolvendo peças e tudo mais, mas também em preços de seguro, da revisão do automóvel e o baixo consumo de combustível, que chega a quase 11 km/L na cidade e 15 km/L em rodovias. O SUV ganhou, em 2013 e 2014, o prêmio Car Group, entregue pela CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária) aos carros com os menores custos de reparo em suas respectivas categorias.

Explorando o mercado há mais de dez anos, o Ecosport é um veterano em meio aos novos SUVs. Os baixos custos, bem como, claro, a sua boa reputação, ainda empurram o esportivo americano para a sessão dos automóveis mais requisitados pelos compradores. Além de possuir o seguro de carros mais barato da categoria, sendo muito semelhante aos valores referentes a um sedan médio, também é revendido por um preço maior do que os concorrentes.

A rede autorizada de concessionárias da Ford no Brasil não é extensa. Em polos como o Rio de Janeiro e São Paulo, estão disponíveis não mais do que dez concessionárias autorizadas a representar a montadora americana. Entretanto, como dito acima, o novo Ecosport já foi eleito por dois anos como o carro mais fácil de se consertar. Portanto, mecânicos de bairro podem acabar sendo o suficiente para reparar o carro, o que torna a manutenção uma das mais baratas dentre os SUVs.

Avaliação Instacarro de venda

Na categoria dos esportivos compactos, o Ecosport é um dos mais requisitados há mais de 10 anos. Por mais que surjam novos concorrentes de outras montadoras, é provável que esse SUV continue marcando forte presença no mercado, estando sempre entre os mais vendidos. Os baixos custos referentes ao carro, seja de seguro, gasolina e até mesmo manutenção também contribuem muito para isso. Portanto, o Ecosport recebe nota máxima na avaliação Instacarro de venda, qualificando-o como um carro com forte apelo de mercado, tanto na venda quanto na revenda.

Então, sendo o Ecosport um carro bom de se vender, o proprietário pode fazer isso de forma rápida e sem dor de cabeça pela Instacarro. A empresa oferece uma estrutura que vai desde a captação de lojistas até as oficinas especializadas em avaliar o valor do carro. Comparecendo em um dos pontos de avaliação dos carros, o dono do carro obtém um preço final justo para o seu Ecosport e, então, o automóvel é oferecido a diversas concessionárias e lojistas de todo o Brasil.

Venda o seu Ecosport em 3 passos

Avaliação Ecosport


Sobre o Autor

A Instacarro é uma plataforma online de venda de carros usados determinada a revolucionar a indústria automobilística do Brasil. Para quem quer vender um carro usado, a Instacarro é a melhor opção!



Voltar para cima ↑