Curiosidades sistema Start/Stop

Publicado em fevereiro 8th, 2018 | por Instacarro

O sistema Start/Stop é um bom acessório para o carro?

Em algum momento de nossas vidas, acabamos tendo a oportunidade de adquirir um veículo com diversos equipamentos que nos auxiliam e tornam mais confortável o ato de dirigir. Um deles, muito visado por quem gosta de tecnologia automotiva, é o sistema Start/Stop, que ajuda a economizar o combustível do carro.

No entanto, mesmo um acessório desses possui alguns pontos a serem discutidos para entender o seu valor. Por exemplo: você sabia que um carro com esse mecanismo precisa de mais cuidados com a conservação da sua mecânica? Tendo em vista isso, é necessário saber as suas características para ter certeza de que é uma boa opção de acessório.

Confira o post abaixo e saiba como funciona o sistema Start/Stop e algumas outras informações!

Sistema Start/Stop: o que é e como funciona?

Muita gente pensa que o sistema Start/Stop é um artifício novo, surgido nos últimos anos com as novas tecnologias voltadas para carros. Saiba, desde já, que esse acessório originou-se nos anos 70 — sim, há mais de 40 anos. Pode parecer estranho, mas o seu surgimento está atrelado a um acontecimento: a crise mundial do petróleo.

Naquela década, a explosão da Revolução Iraniana fez com que o preço dos barris de petróleo subissem em torno de 300% em questão de poucos dias. Com isso, profissionais ligados a indústria do automóvel — uma das maiores consumidoras de combustível fóssil do mundo — começaram a buscar alternativas para economizar gasolina.

Eis, então, o surgimento do sistema start/stop.

No entanto, naquela época, o mecanismo não funcionava da mesma maneira que atualmente. Sendo demorado o liga e desliga que caracteriza o sistema, as montadoras foram, aos poucos, deixando de lado a utilização do acessório em seus carros. Só nos últimos tempos, desde o início do século 21, foi que o Start/Stop voltou com tudo.

Quanto ao funcionamento desse sistema, não há tanto mistério assim: no geral, quando parado e com o motorista pisando o pé no freio, o carro, literalmente, apaga. Para isso acontecer, há uma central eletrônica acoplada no motor do veículo que o “avisa” para ser desligado.

Outra forma de funcionamento do mecanismo é por meio das temperaturas ambientes. Há modelos em que a central eletrônica não vem acoplada no motor do automóvel. Nesse caso, a engrenagem desliga quando detectada a temperatura característica de um carro parado com o pé no freio.

O Start/Stop ajuda ou atrapalha?

É fato que o sistema Start/Stop ainda não é um mecanismo acessível para todos os modelos populares. No geral, vemos esse acessório apenas em carros luxuosos. Recentemente, montadoras mais conhecidas, como a Chevrolet e Fiat, implementaram esse sistema em alguns de seus lançamentos — no entanto, sempre com preços elevados.

E esse não é o único acessório presente, em sua maioria, nos carros mais caros. Diversos outros carros são desenvolvidos por montadoras para atingirem uma classe de consumidores que possui bastante dinheiro para gastar com veículos. É o caso, por exemplo, da câmera presente no retrovisor.

Mesmo com muitos equipamentos disponíveis, alguns proprietários rejeitam certos mecanismos contidos no seu veículo. Não há um motivo claro e de consenso para isso, mas fato é que alguns acessórios, realmente, não agradam a vários motoristas.

Você, leitor, acredita que o mecanismo mais rejeitado é o sistema Start/Stop?

Acontece que o fato de ligar e desligar o motor várias vezes ao dia pode ser algo estressante para algumas pessoas — principalmente para quem vive em cidades com muito congestionamento, como o Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, tem quem fique com a impressão de que o mecanismo prejudica a bateria.

De fato, o momento de partida do carro é quando a há o maior pico de utilização de energia de um veículo. Tendo em vista isso, as montadoras acoplaram uma bateria reserva para ser utilizada no gerenciamento de todos os outros dispositivos do carro. Com isso, a bateria principal fica reservada para cuidar do sistema Start/Stop.

Portanto, o sistema, na verdade, não atrapalha em nada o funcionamento do carro. Porém, ainda assim, há quem se irrite com o liga e desliga do veículo — visto que, em cidades grandes, isso pode não ser tão agradável para algumas pessoas.

Carros que possuem esse sistema precisam de mais cuidados de manutenção?

Por mais que, como dito acima, seja comprovado que o sistema Start/Stop não prejudica a bateria do carro, é importante ressaltar esse ponto novamente: todas as montadoras que optaram por implementar esse mecanismo em seus carros reforçam as partes da mecânica envolvidas no processo, a fim de garantir resistência e evitar que o veículo morra.

Ou seja: a bateria, o motor de partida e o alternador do carro são mais robustos e possuem uma durabilidade maior do que os modelos convencionais — principalmente a parte elétrica. Há, ainda, os carros com botão Start/Stop que possuem dois motores, sendo um apenas para cuidar da partida do automóvel.

No entanto, o sistema de ignição, acionado mais vezes no caso dos carros com sistema Start/Stop, precisa de um cuidado redobrado. Nesses modelos, as velas do veículo acabam sofrendo um maior desgaste conforme passa o tempo — e, então, a manutenção de carro será essencial.

Além de, provavelmente, ser necessária a troca antes do normal para veículo populares, é preciso que a qualidade das novas velas seja tão boa quanto a utilizada pelo fabricante.

Quer vender o seu carro para comprar um modelo com o sistema Start/Stop?

Por mais que o sistema Start/Stop seja um acessório muito mais presente em carros de categorias superiores, já há, sim, alguns modelos populares que possuem o mecanismo em sua bagagem. É o caso do Uno e do Argo — ambos da Fiat —, que saem na faixa dos R$ 40 a 50 mil reais.

Portanto, quer vender o seu atual veículo para poder investir em um carro com o sistema Start/Stop? Venda o seu modelo com a Instacarro, onde, no mesmo dia, você recebe o dinheiro em sua conta e já pode visitar algumas concessionárias em busca do seu novo carro. Entre no nosso site, agende uma inspeção gratuita e venha conhecer nosso serviço!

Venda o seu carro em 3 passos!


Sobre o Autor

A Instacarro é uma plataforma online de venda de carros usados determinada a revolucionar a indústria automobilística do Brasil. Para quem quer vender um carro usado, a Instacarro é a melhor opção!



Voltar para cima ↑