Curiosidades como economizar gasolina

Publicado em janeiro 13th, 2018 | por Instacarro

Saiba como economizar gasolina

Em tempos de alta do preço dos combustíveis, saber como economizar gasolina é essencial para ajustar as contas em casa. Há diversas formas de potencializar o desempenho do seu carro para, assim, gastar cada vez menos dinheiro em postos de gasolina.

Quer saber algumas dicas para não gastar tanto? Confira o post abaixo para entender como funciona o cálculo do consumo médio de combustível de um carro e o como economizar gasolina!

Como calcular o consumo médio do carro

Economizar combustível é ótimo, pois os gastos, certamente, pesam no bolso de todos os motoristas e proprietários de carro no Brasil. Nos últimos anos, tanto a gasolina quanto o etanol subiram muito de preço. Perante isso, é importante que, quem costuma desembolsar muito dinheiro com gasolina, calcule o consumo médio do seu carro.

É um erro não perceber que o nosso veículo é um daqueles ‘beberrão’. Há quem, na loja, se apaixone por um modelo em específico e, na primeira semana de abastecimento, já cai em desencanto. Carros grandes, normalmente, são os que necessitam de mais combustível para rodar.

É preciso tomar cuidado para não entrar em uma fria e começar a gastar todo o orçamento do mês em uma semana — um dos principais motivos para saber como economizar gasolina.

Portanto, saber como calcular o consumo médio do seu carro com combustível é importantíssimo — inclusive, é fácil. Quando parar em posto de combustível, encha o tanque do seu veículo e zere o odômetro. Após isso, rode por um tempo — em torno de 200 ou 250 km deverá bastar. Então, volte ao posto e encha o tanque de novo.

Anote quantos quilômetros o automóvel andou após o primeiro abastecimento, bem como a quantidade de litros necessária para encher o tanque pela segunda vez. Com esses dados, é possível saber, também, quantos litros de combustível foram gastos. Enfim, tendo as informações de quanta gasolina ou etanol foi gasta e a quilometragem rodada, divida o segundo pelo primeiro — eis o resultado.  

Alguns fatores que fazem o seu carro gastar mais combustível

Agora que você já sabe como calcular o consumo de combustível do seu carro, ficou mais fácil de controlar os gastos com abastecimento e, claro, da própria gasolina ou etanol. No entanto, saiba, também, que há alguns fatores que fazem com que o seu carro gaste mais combustível do que deveria.

A maioria deles está estritamente ligado ao desempenho do carro como um todo. Pneus murchos, por exemplo, com certeza não fazem parte das práticas de como dirigir economizando combustível. Recomenda-se que eles sejam calibrados a cada 15 dias. Quando esvaziados, fazem com que o carro “se esforce mais” para trafegar.

Quanto mais esforço da mecânica para gerar o movimento necessário do veículo, maior o gasto de combustível, sem sombra de dúvidas. O alinhamento e balanceamento da suspensão, nesse caso, também se mostram importantes, visto que aumentam os gastos quando não estão em ordem.

Infelizmente, é recorrente encontrarmos postos de gasolina com combustível “batizado” — nesse caso, substâncias são adicionadas na composição química da gasolina para diminuir o desempenho do carro. A prática, com certeza, é ilegal, mas há quem prefira fazer os motoristas terem de pôr mais gasolina do que seria o necessário.

Há ainda outros fatores menos evidentes, como a qualidade das velas, do filtro de ar e da embreagem. Todas essas peças devem ser substituídas quando dado o tempo limite de uso da peça. No entanto, nesses casos, os proprietários que realizarem a revisão de veículos na frequência certa não devem ter esse tipo de problema.

Gasolina ou etanol para economizar combustível?

Em meio a alta de comércio dos carros flex, que dura desde o início do milênio, tornou-se comum para os proprietários a dúvida entre abastecer com gasolina ou utilizar o etanol. A diferença de preço é óbvia: o álcool é mais barato. No entanto, será que, só pelo preço, realmente vale mais a pena utilizá-lo?

A maioria das pessoas sabe, mas é importante reiterar que os dois combustíveis em questão não possuem um rendimento igual. O etanol, por exemplo, é mais potente, mas é necessário mais combustível para render o mesmo que a gasolina. Nesse caso, podemos acabar gastando mais com o álcool.

O derivado da cana necessita de bem mais energia do que a gasolina para se vaporizar — e, consequentemente, gerar movimento ao carro. Há uma estimativa de que, em média, um litro de etanol gera em torno de 70% da energia de um litro de gasolina. Nesse caso, vale a pegar a calculadora e fazer as contas para concluir qual dos combustíveis vale mais a pena.

Uma boa notícia: a conta é fácil de se fazer. Dividindo o preço do litro do etanol pelo valor da gasolina, obtém-se uma média. Quando essa for menor que 0,70, significa que abastecer com álcool compensa mais do que com o derivado do petróleo.

No entanto, lembre-se de que essa estimativa é apenas uma suposição. O consumo de combustível pode variar muito de acordo com o motor e a tecnologia da mecânica de um carro.

Dicas de como economizar gasolina

Para terminar esse “manual de como economizar gasolina”, queremos passar para você, leitor, algumas dicas para economizar combustível. Confira:

  • Troque as marchas de maneira correta, respeitando o giro do motor quando a embreagem;
  • Sempre mantenha a manutenção do seu veículo em dia, a fim de evitar que problemas mecânicos influenciem no andamento do motor;
  • Policie-se para não acelerar o carro quando ele estiver desengatado;
  • Sempre que possível, evite carregar muito peso dentro do carro — quanto mais peso, maior será o esforço do veículo para trafegar;
  • Manter uma velocidade constante ajuda a regular o gasto de combustível, aumentando a média de consumo;
  • Acelerar pode ser divertido, mas gasta muito combustível — evite aceleradas e freadas bruscas.

Uma outra forma de como economizar gasolina é trocando o seu atual para um mais econômico. Nesse caso, a Instacarro ajuda você a vender o seu carro de forma rápida: em até 90 minutos resolvemos o processo e o dinheiro entra na sua conta no mesmo. Agende agora uma inspeção gratuita por meio do nosso site!

Venda o seu carro em 3 passos!


Sobre o Autor

A Instacarro é uma plataforma online de venda de carros usados determinada a revolucionar a indústria automobilística do Brasil. Para quem quer vender um carro usado, a Instacarro é a melhor opção!



Voltar para cima ↑