Saiba como funciona o leilão online para venda de carro

12/07/2017

A cada ano o mercado de leilões online cresce, fica mais moderno e ganha mais credibilidade entre os brasileiros. As áreas mais tradicionais, que adotam os leilões como estratégia importante de venda, já começam a substituir o “dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três” pelos cliques nas plataformas digitais. São áreas como a de objetos raros para colecionadores, da vendas de animais como gado e cavalo e do mercado das artes. A venda de obras de arte em leilões online, por exemplo, arrecadou 3,5 bilhões de dólares em 2014, número que já representa 6% do total movimentado no ano, de acordo com o relatório O Mercado da Arte.

Além disso, os leilões online abriram as portas para outros ramos investirem nesse segmento como, por exemplo, o da publicidade e o de carros usados. O Facebook e o Google já realizam leilões de anúncios; e a InstaCarro, startup que atua no setor de venda de automóveis usados e seminovos, nasceu com o objetivo de usar o leilão online de carros para vender o seu carro de forma rápida, prática e segura.

De acordo com Lucas Siqueira, supervisor de vendas da empresa, o formato de leilão online é uma ótima ferramenta para garantir sempre a melhor oferta por um produto. “O brasileiro está se alimentando de conteúdo e tornando-se cada vez mais exigente. Por este motivo, a InstaCarro obteve sucesso. Quando há um leilão online de carros, existe maior competição pelo veículo e o preço para o vendedor fica mais justo. Afinal, apenas clientes interessados participam, e na disputa por levar o automóvel sentem-se estimulados a serem o vencedor”, diz.

O leilão online na InstaCarro dura cerca de 30 minutos e funciona da seguinte maneira: após o veículo passar por uma inspeção rigorosa realizada pela startup, o carro fica disponível em uma plataforma para mais de 1.500 lojas e concessionárias. Lá, os interessados conseguem ver as informações completas da inspeção, como Ano/Modelo/Versão, estado visual, estrutural e mecânico. Então, a equipe de vendedores da InstaCarro se conecta com os lojistas e os estimulam a acessarem o aplicativo da empresa e a participarem do leilão. Dessa forma, o proprietário recebe o melhor preço possível.

Com o leilão finalizado, a InstaCarro anuncia qual foi a oferta mais alta – o dono do veículo tem a opção de aceitar somente se achar interessante. Caso haja o sinal verde, a própria empresa consulta todos os dados de documentos do veículo e providencia o contrato para assinatura. Depois, basta que o proprietário vá até o cartório com o documento de transferência do veículo e registre a venda. O automóvel então passa para o nome da própria InstaCarro para só então ser repassado para a concessionária, o que reduz a burocracia. Feito isso, o departamento financeiro da startup já providencia o pagamento, que cai direto na conta do cliente. Todo este processo leva em média apenas uma hora e meia.

Assista ao vídeo:

“Garantimos que todos os veículos avaliados recebam uma oferta. O veículo só não é vendido quando o proprietário não aceitar a oferta ou se houver algum tipo de restrição/bloqueio para a venda como, por exemplo, nos documentos”, afirma o supervisor.

A ideia é que a InstaCarro seja um estoque online para concessionárias e lojas de veículos usados. “No caso dos lojistas, eles consideram o valor de mercado do veículo, seu tempo médio de venda, estado de conservação, quilometragem e a parte mecânica e estrutural para dar um lance. Esses pontos também ditam o valor final da venda”, finaliza Lucas.

Agora que você entendeu como funciona o leilão online de carros na InstaCarro, agende uma inspeção em uma das unidades da empresa.  Saiba mais!

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *