Fazer a manutenção de carro é essencial

22/11/2017 manutenção de carro

Sendo construído pelo ser humano, um carro sempre será passível de erros. Falhas em suas partes mecânicas podem acabar acontecendo, e isso é totalmente normal e aceitável. Porém, realizando uma manutenção de carro preventiva no seu veículo sempre achar necessário pode deixá-lo em bom estado por mais tempo do que o esperado.

Realizar as revisões é muito importante. No entanto, mais importante do que isso é manter cuidados com o seu carro rotineiramente. Não todo dia, mas, ao menos, todo mês. Há quem cheque o alinhamento da suspensão toda semana. E não pense que isso é um exagero. A pessoa está, apenas, se precavendo de possíveis problemas futuros.

No post da Instacarro abaixo, falamos sobre a importância da manutenção de carro, algumas dicas para manter o seu veículo nos ‘trinques’ por mais tempo e o porquê tudo isso ajuda na hora de vendê-lo. Confira!

A importância de se fazer a manutenção de carro preventiva

Fazer uma manutenção de carro apenas quando este sofre algum tipo de dano, de certo, não é a melhor maneira de lidar com o seu automóvel. Por mais que seja um dos japoneses, como o Toyota Corolla, os cuidados com o carro vão além de consertá-lo após um acidente. É possível, inclusive, evitar esse tipo de situação.

É fato que uma das maiores causas dos acidentes de trânsito é a falta de manutenção em algum dos carros envolvidos. Alguma parte da mecânica pode falhar ou mesmo uma peça básica da carroceria pode ceder e prejudicar o desempenho do motor. Situações como essa podem — e devem — ser evitadas.

A partir desse ponto, podemos definir o quão importante é fazer uma manutenção de carro preventiva. Além de prevenir-se de eventuais falhas mecânicas, valoriza o veículo na hora de uma possível venda. O comprador em potencial, ao analisar um carro bem cuidado e sem histórico de acidentes, com certeza passará a ver a compra com outros olhos — melhores, no caso.

Uma manutenção de carro preventiva possui a finalidade de corrigir eventuais problemas e falhas que podem ocasionar algum problema maior ao proprietário. É possível fazê-la tanto em uma concessionária quanto em um mecânico tradicional. Por mais que na sede das montadoras a manutenção possa ser mais cara, o custo-benefício acaba sendo ótimo.

Pagar um manuntenção preventiva agora pode prevenir o motorista de ter de desembolsar uma grande quantia no futuro para reparar os danos de um acidente. Além do processo ser rápido e acabar protegendo o trânsito, você também estará financeiramente protegendo o seu bolso.

Dicas para manter o carro como um novo

Como é possível perceber lendo o texto até aqui, realizar a manutenção de carro é, realmente, importante para manter o seu carros nos trinques e evitar acidentes. No entanto, mantê-lo em bom estado também acarreta no seu valor de revenda. Claro que um carro em bom estado será vendido por um preço melhor do que um outro todo estourado.

Para tê-lo o mais próximo possível do estado de novo sempre, há alguns macetes fáceis de se fazer. Inicialmente, podem parecer até meio bobos – porém, de fato, ajudam. O primeiro de todos é cuidar bem da bateria do seu carro. Manter acessórios — como luzes ou rádio — em funcionamento enquanto o motor estiver desligado pode prejudicá-lo.

Cuidar do pneu também é outro fator importante. Mantê-los sem desgaste e calibrados é essencial não só para a segurança do veículo, como para a economia de combustível do mesmo. Além de manter a suspensão balanceada, um carro com pneus quase carecas gasta muito mais gasolina para se locomover.

Os freios, também, são muito importantes para o automóvel. Em caso de uma potencial batida, é nele que o motorista irá pisar para evitar o acidente. Inclusive, as pastilhas de freio se desgastam muito ao longo da vida útil do carro. A cada 10.000 km, é importantíssimo trocá-lo na revisão de veículos. Caso contrário, cada frenagem danificará ainda mais o disco dos freios.

Por último, mas não menos importante, preste atenção no seu ar-condicionado. Em um país tropical e quente como o Brasil, muitos de nós clamamos por um acessório desse, principalmente durante o verão. Por isso, manter o sistema de refrigeração em ordem, utilizando a ventilação contra o acúmulo de bactérias quando necessário, é importantíssimo.

Como a manutenção de carro pode ajudar em uma venda

Chega um momento de nossas vidas em que tomamos uma decisão que, em muitos casos, não é tão simples assim: vender o nosso carro. Seja por necessidade de dinheiro — para, dentre outros fatores, sanar dívidas — ou mesmo para mudar de estilo de vida. Independentemente da razão, queremos que ele seja vendido a um bom preço.

Tendo em vista isso, há certas práticas e costumes que nos ajudam a atingir um preço de revenda melhor para o nosso veículo. Realizar todas as revisões e cuidar da manutenção podem fazer os gastos com carro crescerem um pouco, mas, certamente, darão um resultado melhor na negociação da venda.

Pense o seguinte: você, ao pesquisar um carro usado bom o suficiente para mantê-lo motorizado por, pelo menos, mais três anos, gostaria que o veículo fosse muito bem cuidado pelo dono antigo, não é mesmo? Não duvidamos que até pagar um pouco mais pelo bom estado do automóvel você faria.

Portanto, é de suma importância manter a manutenção de carro em dia. O dinheiro gasto com a revisão hoje pode evitar o desembolso de uma grande quantia no futuro devido a um acidente causado por uma falha mecânica. Fora a dor de cabeça que a situação irá lhe dar.

E, por falar em estresse e dores de cabeça, é justamente com a Instacarro que, para vender o seu carro, você evita isso. Conosco, o processo tende a ser o mais rápido do mercado: em 90 minutos, vendemos o seu automóvel e o dinheiro estará na sua conta no mesmo dia ou no seguinte. Entre no nosso site e realize uma cotação gratuita do seu carro!

Venda o seu carro em 3 passos

https://www.instacarro.com/agende-sua-inspecao/?ab_test_version=E9

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *