Tecnologias que vão mudar sua forma de usar o carro

05/07/2017

Com seu rápido avanço, a tecnologia foi invadindo as mais diferentes áreas das nossas vidas. E os carros não são exceção. Confira abaixo cinco tecnologias de carro que mudarão a forma como usamos os veículos.

1 – Direção autônoma

Com sensores e câmeras, os carros estão cada vez mais próximos de dispensar a necessidade de motoristas. Muitas empresas — até aquelas que não são montadoras, como Apple e Google — estão apostando nos veículos autônomos.

— A automação veicular é uma tendência mundial, visto que o veículo não deve mais ser encarado apenas como meio de transporte, mas sim como um dispositivo móvel, que, além de permitir o deslocamento, poderá agregar diversas funções aos seus usuários, como conexão com o smartphone e infoentretenimento, por exemplo — diz Alexandre Costa, consultor automotivo e diretor da Apha Consultoria, especializada no setor automotivo.

2 – Terceiro espaço

Todas as possibilidades ganharão espaço dentro do carro, já que o motorista não precisará mais estar atento à estrada nem com as mãos no volante. Por isso, já há protótipos que transformam o veículo quase em uma sala de estar.

Nesses modelos, o interior do carro estará recheado de recursos tecnológicos e sem botões físicos, trocados por painéis sensíveis ao toque. No BMW i Future Inside — protótipo apresentado no início do ano –, por exemplo, os comandos são dados por voz ou gestos em um teclado holográfico.

3 – Melhorias em componentes de carros elétricos

O aprimoramento das tecnologias de carro deve facilitar a expansão dos veículos elétricos. Baterias que garantem uma maior autonomia (distância que pode ser percorrida com uma recarga), motores mais eficientes na transformação da energia de freadas em mais energia para o carro; e recargas sem fio e mais rápidas estão entre as mudanças que vão ajudar a popularizar esse mercado.

No Brasil, o carro elétrico encontra outros empecilhos, como aponta Amos Lee Junior, CEO da Aval Consultoria: a pesada carga tributária para a produção nacional e a pequena rede de pontos de recarga.

4 – Carros conectados

Conexões sem fio entre os veículos e que os liguem às estradas facilitarão o tráfego e os tornarão mais seguros. Além disso, a conexão será mais um empurrãozinho em direção à automação dos carros.

Os veículos também vão se conectar a dispositivos móveis. Isso servirá para ligar seu serviço de streaming na central de entretenimento ou para enviar, por exemplo, um alerta quando chegar a hora da revisão.

5 – Inteligência artificial

Em breve, uma das tecnologias de carro possibilitará o veículo de ter um assistente virtual, com inteligência artificial, para tentar garantir uma viagem melhor e mais segura.

O conceito apresentado pela Honda neste ano, batizado de Hana, é capaz de checar o estado emocional do motorista e recomendar músicas de acordo com o humor dele; ajudar com a rotina diária do condutor, aprendendo com as decisões passadas do motorista, também está entre as novidades da Hana.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *