Gasolina podium: vale o preço que se paga?

19/09/2017

Cuidar do desempenho do carro e preservar o seu motor é algo que muitos proprietários de veículos não dispensam. O tipo de gasolina utilizada para abastecer o carro infringe diretamente na quantidade de detrimentos acumulados no interior do motor. Além disso, tem relação também com o consumo e o desempenho do veículo. Pensando nisso, a Petrobras lançou, no começo dos anos 2000, a gasolina podium. Considerada, até hoje, a melhor gasolina tanto em termos de desempenho quanto de qualidade para o motor.

Entretanto, a podium possui um preço elevado. Muitas vezes, pode não compensar ser pago. Provavelmente esse é o motivo dela não ser o combustível mais requisitado no mercado. Para saber se a gasolina podium rende mais para o seu carro ou se o melhor é ficar com a comum mesmo, confira o post abaixo!

Características da gasolina podium

A composição da gasolina podium torna ela um combustível que visa a alta performance do veículo. Essa gasolina é um dos principais produtos oferecidos pela Petrobras, estatal relacionada ao mercado de petróleo. Por tempos, a petrolífera investiu em pesquisa para desenvolver um combustível que potencializasse o desempenho do motor de um carro e poluísse menos que as gasolinas comum e aditivada. Em termos de categoria, a podium se enquadra na premium. A estatal ainda afirma não haver outro combustível equivalente no mercado, sendo a podium a melhor dentre as gasolinas premium.

Uma das principais características desse combustível é a sua elevada octanagem, provavelmente a maior do mercado. Enquanto a gasolina comum possui 87 de IAD (Índice Antidetonante), a podium da Petrobrás garante uma octanagem de 95 IAD. Simplificando ao máximo, a octanagem é uma característica que mostra o quanto a mistura do ar e do combustível suporta altas pressões e temperaturas formadas na câmara de combustão interna do motor antes da queima. Ou seja, quanto maior for a octanagem, mais fácil será para o carro atingir um desempenho próximo do seu máximo.

A gasolina podium também apresenta um baixo teor de enxofre, de 30 mg/kg. Em qualquer outra gasolina do mercado, esse teor é, no mínimo, 50 mg/kg. Essa medida implica no menor impacto ambiental, devido a emissão de poluentes pelo carro ser reduzida. Desde 2002, ano de seu lançamento, a podium está adequada ao controle de emissões que se tornaram obrigatórias em 2014. Além da questão ambiental, o motor também se torna mais protegido e preservado com a gasolina podium.

Diferenças entre a gasolina podium e as outras

A gasolina podium é boa mesmo, ao que parece. Entretanto, não necessariamente as outras gasolinas são piores ou não possuem nada de especial em relação ao produto da Petrobrás. Ainda deve se balancear os fatores positivos e negativos de cada combustível. Por exemplo: a gasolina podium, por possuir benefícios exclusivos, é muito mais cara do que a comum. Ouve-se muito sobre os combustíveis, desde fatos até mitos, como que “gasolina comum é suja” ou “gasolina aditivada é besteira”.

Vamos às verdades: independentemente do tipo de gasolina, não há razão físico-química que justifique grandes diferenças no consumo do carro. Caso haja mesmo alguma diferença, muito provavelmente o preço pago não compensará a melhora. A gasolina podium melhora em torno de 10% o consumo de um carro em relação a gasolina comum, porém custa 30% a mais. Conforme mais componentes, maior o preço do combustível.

Portanto, as maiores diferenças entre as gasolinas se dão pela sua composição, e, na maioria das vezes, isso implica mais na manutenção do motor do que no desempenho do veículo. A gasolina comum, por exemplo, não possui aditivos de limpeza e dispersantes, por isso, ao longo do tempo, ocorre o acúmulo de detritos no motor e no sistema de combustão. Já a aditivada traz justamente o que a comum não tem: vários tipos de detergentes misturados ao combustível que ajudam na preservação da mecânica do motor. Nesse caso, cada bandeira possui a sua fórmula para preparar o coquetel que será vendido nos postos de gasolina, variando a eficiência do combustível de posto para posto.

A gasolina podium, assim como as aditivadas, também possui os detergentes favoráveis ao motor do carro. No seu caso, a diferença está em outras duas características: as octanas e o teor de enxofre. Como dito antes no post, a podium tem a maior octanagem do mercado, o que permite o automóvel a atingir o máximo de desempenho possível. O teor de enxofre também é um ponto relevante desse combustível, pois, com 30 mg/kg, a podium emite muito menos poluentes do que as outras gasolinas.

Qual gasolina é a melhor opção para o seu carro?

Uma pergunta comum no momento de decidir qual gasolina utilizar no carro é: “a gasolina podium vale a pena?”. Entretanto, talvez a questão certa não seja essa, mas sim “qual gasolina é a melhor opção para o meu carro?”. Mesmo com todos os benefícios que a gasolina podium propicia, abastecer o automóvel com ela pode não ser a melhor opção, devido ao seu elevado preço. No geral, a podium pode custar até 30% mais caro do que uma gasolina comum. Em grandes abastecimentos como, por exemplo, encher o tanque, o valor total com certeza sairá muito mais salgado do que o esperado.

É recomendado que a gasolina podium seja a escolhida para veículos de motores sofisticados e de alta performance. Paga-se muito caro para adquirir um carro desses, portanto, nada mais sensato do que investir também no combustível utilizado para abastecê-lo – no entanto, obviamente isso não é extremamente necessário, mas sim apenas recomendado. Para veículos mais populares ou mesmo carros híbridos, a gasolina comum deve bastar. O combustível garante um consumo bem próximo da podium. Por mais que acumule detritos no interior do motor, esse problema pode ser resolvido sem a necessidade de abastecer com a gasolina mais cara.  

Quer vender o seu carro para adquirir um mais econômico e gastar menos com combustível? A Instacarro compra o seu carro em até 90 minutos, sem fazer você passar por nenhuma dor de cabeça. Entre no site para receber uma cotação grátis do seu carro!

venda de carros

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *